top of page
IMG-20150322-WA0002.jpg

Nossa História

O Templo da Estrela Azul, inicialmente denominado Casa de Caridade Pai Matheus, foi fundado em 21 de setembro de 1937 por Mãe Alice, orientada pelo guia-chefe com quem trabalhava, Pai Matheus de Aruanda. Mãe Alice não apenas abriu as portas de sua casa para a caridade, como também abraçou a doutrina e a transmitiu a toda a sua família, que a apoiou. Com o desencarne de Mãe Alice, seu neto Paulo Rogério, conhecido como Padrinho Juruá, deu continuidade aos trabalhos de sua avó, juntamente com sua prima Jacira e sua mãe, Mãe Tereza. Designado pela Espiritualidade como novo Diretor Espiritual, alterou o nome da casa para Templo da Estrela Azul.

Padrinho Juruá seguiu os passos de sua avó materna e os ensinamentos de Pai Matheus no cumprimento de sua missão. Seu valor foi reconhecido pelos sentimentos de admiração que despertou e pelo exemplo de suas ações em contribuição aos anseios da Espiritualidade: a divulgação da doutrina, o auxílio aos necessitados e o crescimento interior das pessoas. Em 2011, fundou oficialmente a Umbanda Crística, doutrina adotada pelo Templo da Estrela Azul e por outras casas que também a praticam. Nessa doutrina, implantou todos os ensinamentos recebidos desde a infância de nosso querido Pai Matheus de Aruanda e resgatou os preceitos originais da Umbanda fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, incluindo tudo o que é crístico, pautado na razão e no bom senso. O amor que esse fundador dedicava ao trabalho espiritual o levou a consagrar sua vida à concretização de seu grande sonho: a obra literária que permite levar conhecimento àqueles que desejam estudar e aplicar a Umbanda Crística.

 

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de vida desse fundador e conforme determinação da Espiritualidade, após o desencarne de Padrinho Juruá e de sua mãe, sua família assumiu o compromisso de preservar sua história e transmitir seu legado às gerações futuras. A Direção Espiritual e a Presidência do Templo foram assumidas por Mãe Jacira; sua prima, Mãe Aiyra (Daniela), assumiu a Vice-Presidência da Instituição. Os demais membros da família integram a Diretoria Executiva. Essenciais para o funcionamento do Templo e parte fundamental de sua estrutura, os médiuns e colaboradores ocupam os demais cargos. Juntos somos mais fortes!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
bottom of page